*♥*´¯`*.¸¸.*´¯`* morenazana12.blogspot.com *´¯`*.¸¸.*´¯`*♥* *♥*´¯`*.¸¸.*´¯`* morenazana12.blogspot.com *´¯`*.¸¸.*´¯`*♥*Diário da Morena Morais: Atividade 02

sexta-feira, maio 02, 2008

Atividade 02

Os blogs não são mais simples diários virtuais



Os blogs tem se profissionalizado a cada dia, deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para se tornar meio e espaço para grandes estudos, discussões e fonte de informações em muitos setores.

O blog tem se tornado no atual mercado de trabalho, instumento indispensável para vários executivos que mantêm seus próprios blogs, assim como jornalistas renomados que também o utilizam como canal próprio de informação e discussão. E na educação, o blog ja vive um processo de apropriação por professores que contagiados já vêem nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e um meio potente para oferecer uma formação descentralizada.
Não há limite para a utilização dos blogs no contexto educacional, dado ao fato de que ele oferece facilidade de publicação, não exigindo conhecimentos tecnológicos dos usuários, ainda por cima exerce forte atrativo sobre os jovens pela interface de suas páginas. Basta apenas que os professores se apropriem das técnicas de construção e da linguagem e o explorem com seus alunos na construção dos mais variados temas e empregando as diversas possibilidades deste novo instrumento no processo ensino-aprendizagem.

O professor que defende posturas pedagógicas coerentes com o atual momento da sociedade do conhecimento não aceitará ficar de fora dessa realidade proporcionada a partir do mundo virtual que seus alunos vivenciam e dominam. Entretanto, cabe ao professor planejar boas atividades com objetivos definidos e direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor.
São muitas as possibilidades de utilização desta ferramenta: para debate de temas atuais, divulgação de projetos disciplinares, inter e multidisplinares. Os blogs podem servir ao propósito educacional de produção textual dos diversos gêneros literários, como textos narrativos, textos poéticos, dentre outros; análise de obras literárias, relatórios diversos, como os de visitas e excursões, com publicações de imagens, fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos.
Os blogs servem como uma ferramenta pedagógica a mais na atuação docente e que têm potencial para reinventar a rotina de sala de aula, além de envolver muito mais os alunos. Favorecem o intercâmbio de informações, atuam como elo de comunicação e contribuem para o desenvolvimento de competências leitoras e escritoras, além de contruibuir para o desenvolvimento do pensamento e da reflexão crítica.

Os blogs têm como importante marca, possibilitar o desenvolvimento da criatividade, a realização de ações coletivas, e sobretudo potencializae a constituição de redes sociais e redes de saberes.


Relato de experiências



Acesse os link abaixo e se aprofunde mais sobre as possibilidades do blog na educação. A especialista Fátima Franco, pesquisadora em tecnologia educacional fala um pouco de sua trajetória no uso do blog http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/2006/06/fatima.html#more


1. Após a leitura e a nevagação no blog indicado e a partir da fundamentação teórica até aqui estudada e adquirida, chegou a hora de por a mão na massa.

É hora da construção seu blog. Que tal ousar e construir um espaço para disponibilizar suas produções, suas criações e poder experimentar mais possibilidades para usar com os seus alunos? Mobilize todos os saberes construídos e sua criatividade e crie o seu blog, ficando a seu critério toda a sua estruturação e organização. Não esqueça de enriquecê-lo com os elementos que aprendeu durante a capacitação.

Para isso, utilize o servidor Blogger e em caso de dúvidas, vá ao tutorial (passo-a-passo) no endereço:http://br.geocities.com/morenazana12/. Lembre-se que um blog não se faz num único dia, a cada dia você poderá modificá-lo, e acrescentar novas publicações.


2. Durante toda construção do blog, acesse o fórum "Tecendo meu blog" na plataforma Moodle e registre seu percurso na atividade. Registre as reflexões sobre pontos como:
Vou criar um blog para quê?
Para quem? (para alunos? de qual nível? Fundamental, Médio? para colegas educadores como você, para uso pessoal, pesquisa, enfim, quem vai se interessar por ele?).
Com qual objetivo?
Qual a característica dele? (aula, projeto, informativo, diário, álbum virtual, mensagens, resenha de livros, dicas de filmes para aulas...).

Após todas suas considerações, informe o endereço do seu novo blog no Portifólio da plataforma para que todos possam acessá-lo.

2. Agora que construiu o seu blog e já publicou, acesse o portifólio da plataforma Moodle e visite no mínimo 04 (quatro) blog dos seus colegas de turma e navegue nos mesmos, deixando lá seus comentários.



3. Vá para o Diário de bordo na plataforma Moodle e descreva sua auto-avaliação nessa atividade, as dificuldades e o impressões que mais lhe marcaram.


Obs.: Esta segunda atividade a carga horária de 08 horas



Sucesso!

Nenhum comentário: