O grande diferencial do blog é que se constitui numa ferramenta que permite a publicação de conteúdos sem exigir o domínio da linguagem específica para construção de páginas para internet.
O blog difere de uma Homepage, porque tecnicamente ele já dispõe do editor que dispensa conhecimentos de linguagem de programação, facilitando a sua publicação por parte do administrador que não necessita dominar tais conhecimentos. A constante atualização é outro diferencial do blog e seu conteúdo se apresenta em ordem cronológica.
Uma outra diferença é que o usuário administrador do blog, necessitará ter uma conta de email para manter um blog no ar, além de atualizá-lo permanentemente.
Para outras leituras acerca do que venha ser o Weblog ou Blog, acesse o link:http://fazendo-blogs.blogspot.com/2006/11/o-que-um-blog-ou-webblog.html
1. Agora que você teve uma rápida conceituação de weblog ou blog, leia o texto de GUTIERREZ, Suzana. Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores em Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. 233p. [capítulo 6, p 122-136], clicando no link abaixo e saiba um pouco mais quando surgiram os weblogs e quais suas característica e formas de uso: http://www.eproinfo.mec.gov.br/upload/ReposProf/Tur86646/img_upload/gutierrezblogs.doc
2. Após a leitura do texto, visite alguns dos blogs listados a seguir ( no mínimo de três) clicando nos respectivos lilnk para :
a) Explorar a finalidade e sobre o que trata cada um deles, o autor ( o conteúdo/ objetivo)
b) Quais as ferramentas que disponibilizam (comentários, calendários, mural de recados, etc...)
c) Qual o servidor usado pelos administradores
OBS. Faça as devidas anotações, para posterior participação no fórum específico para esta atividade.
Blogs a serem visitados:
Tridisciplina: http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/
Palavra Aberta -Intercâmbio de idéias no ciberespaço: http://palavraaberta.blogspot.com/
Leitura e escrita na escola: http://leituraescola.blogspot.com/
Blog de escola municipal: http://caicmariano.blogspot.com/
Dicas de Ciências: http://dicasdeciencias.wordpress.com/
Oficina de educação: http://of2edu.blogspot.com/
Brincando com as letrinhas: http://leonor-cordeiro.zip.net/
Curiosidades da história: http://passadocurioso.blogspot.com/
Educação Sexual:http://educacao.sexual.zip.net/
Oficina de Matemática:http://mathematike.blogspot.com/2005/05/oficina-de-matemtica.html
3. A cada blog visitado poste seu comentário.
4. Em seguida volte à plataforma Moodle, abra o Portfólio da oficina e nele post as informações sobre a análise dos blogs visitados.
Boa atividade!
Obs.: Esta atividade corresponderá a carga horária de 08 horas
Um comentário:
Muito bom o seu Blog. E fazer parte deste "movimento" para tornar as TICs algo palpável para a Educação é muito valioso. Estou a sua disposição no que puder ajudar. Meu nome é Andréa e sou a Professora responsável pelo "Dicas de Ciências". Beijos,
Andréa
Postar um comentário